21/09/2022

Tipos de muco cervical: entenda o que eles dizem sobre o seu ciclo! | DYÔ

TIPOS DE MUCO CERVICAL: ENTENDA O QUE ELES DIZEM SOBRE O SEU CICLO!

Muitas mulheres confundem essa secreção natural com corrimento, entretanto, essa é uma condição saudável do ciclo e que pode oferecer muitas respostas sobre o período fértil da mulher.

Continue lendo e descubra algumas delas! 

 

O QUE É MUCO CERVICAL?

O muco cervical é uma secreção liberada por glândulas presentes no colo do útero sendo essa, uma produção estimulada pelo hormônio estrogênio.

A principal função do muco cervical é facilitar a locomoção dos espermatozoides e nutri-los durante toda a trajetória pelo trato reprodutivo da mulher, onde o fim, é o encontro do óvulo.

Mas além disso, esse muco possui algumas variações de quantidade e espessura durante o ciclo menstrual, o que também permite que a mulher consiga prever os dias mais férteis do ciclo menstrual e assim facilitar ou evitar a gravidez.

 

QUAIS OS TIPOS DE MUCO CERVICAL?

 

Pegajoso

Esse muco surge logo depois do término da menstruação e possui uma característica bem semelhante a um leite talhado.

O muco pegajoso tem a consistência grossa e é formado por alguns gruminhos de aparência branca ou amarelada. Por ser uma secreção ácida, é ele que protege a área íntima de bactérias, fungos e microorganismos que possam causar doenças e infecções. 

No ciclo, o muco pegajoso mata os espermatozóides e, por isso, indica que a mulher não está no período fértil.

Aguado

Depois do período "mais hostil" para a fertilidade você se aproxima do período fértil e, com isso, a espessura e aparência do muco também muda.

Nesse momento, o muco cervical deixa de ter a aparência mais grossinha e vai se tornando um pouco mais líquido. A coloração varia entre o branco, amarelado leve e o transparente. 

A espessura da secreção fica um pouco mais elástica, porém, se rompe rapidamente ao ser colocada entre o polegar e o dedo indicador.

Para conseguir identificar melhor esse tipo de muco, ressaltamos que por ser uma secreção mais aguada, às vezes pode surgir a sensação de que escapou um pouco de xixi na calcinha e, por isso, algumas mulheres optam por protetores diários.

Essa é a etapa em que a mulher já pode ser considerada no período fértil.

Clara de Ovo

A consistência desse muco é gelatinosa, transparente e bastante elástica, muito semelhante com uma clara de ovo.

Esse é o muco que indica o período mais fértil e para identificá-lo, basta colocá-lo entre o polegar e o dedo indicador (você vai notar que ele pode esticar mais de 2,5cm). 

Entretanto, nem todas as mulheres passam por essa etapa. Isso porque, a aparência e a quantidade expelida de muco podem variar de pessoa para pessoa. 

Mesmo assim, isso não significa que não há ovulação, as etapas de muco mais fluido e transparente servem para ajudar na condução dos espermatozoides, pois são menos ácidas, funcionam como uma espécie de lubrificante condutor e também indicam o período fértil.

Cremoso

Depois da ovulação, o muco tende a ficar com um aspecto mais cremoso, bem semelhante a um creme hidratante.

Ou seja, esse muco não vai ter aqueles gruminhos do muco pegajoso e nem a elasticidade do muco do período fértil. 

O muco cremoso possui a cor branca ou amarelada e diminui a mobilidade dos espermatozóides, caracterizando o período não fértil.

 

DICAS DE COMO IDENTIFICAR SEU MUCO

Pode parecer confuso no início até porque em alguns tipos de muco as diferenças são bem leves.

Por isso, é hora de deixar o nojinho e a vergonha de lado e entrar em contato com seu muco cervical, afinal, ele é um sinal natural de que seu corpo está bem.

Para checar o aspecto do seu muco você pode: 

• Observar o aspecto da secreção que sai na sua calcinha;

• Passar o papel higiênico antes de fazer xixi e checar a aparência do muco;

• Com as mãos limpas, inserir o dedo no canal vaginal. 

Depois, você pode esfregar e puxar o muco utilizando o polegar e o dedo indicador. Esse é o momento em que consegue verificar a cor, o odor e a textura dessa secreção que só faz bem! 

 

 

O muco cervical é uma secreção liberada pelo sistema reprodutivo e que varia durante as fases ciclo feminino.

Muito confundido com corrimento, essa é uma secreção completamente natural e saudável e que dá um norte a mulher sobre sua fertilidade. São divididos em 4 tipos: pegajoso, aguado, clara de ovo e cremoso.

Nessa matéria, você descobriu a importância de entender melhor o seu muco cervical e quais são as funções de cada um deles!

Achou essa matéria útil? Compartilhe com aquela amiga DYÔ que também precisa saber disso!