17/05/2022

Tipos de Massagens Relaxantes

CONHEÇA OS TIPOS DE MASSAGENS RELAXANTES

Eu sei. Tem dias que tudo o que o nosso corpo pede é pelo menos 1 minuto de pausa no meio caos do dia a dia. Principalmente, quando pequenos estresses nos tiram do eixo sem ao menos entendermos o porquê.

Mas e se eu te contasse que existem alguns meios de driblar essas sensações que podem virar um problemão e dar ao nosso corpo o relaxamento, bem-estar e respiro que ele merece? Então, continue por aqui que a DYÔ vai te contar um pouco mais sobre os tipos de massagens relaxantes e como elas podem te proporcionar mais bem-estar.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE MASSAGENS RELAXANTES

 

Antiestresse

O estresse é uma condição que nos deixa sobrecarregados e acelerados, ele pode trazer diversos problemas emocionais como ansiedade, depressão e angústia. A longo prazo, estar sob o efeito constante do estresse pode trazer sintomas físicos como dores, cansaço e desencadear doenças mais graves. A massagem antiestresse tem como objetivo driblar esses riscos e sintomas, e procura proporcionar ao corpo sensações de relaxamento e bem-estar, bem como o alívio de dores e tensões.

Esse tipo de massagem consiste em um conjunto de técnicas que concentram-se em pontos específicos do corpo para o relaxamento, nele é possível desfrutar de diversas manobras capazes de diminuir o estresse e promover o relaxamento.

Shiatsu

A massagem Shiatsu é uma técnica terapêutica japonesa que trabalha regiões de tensão do nosso corpo. A técnica consiste na massagem com a pressão dos dedos do massoterapeuta. O Shiatsu trabalha com pontos específicos que tendem a acumular dores e tensões como a nuca (é comum que o paciente ao chegar na sessão com dores de cabeça, por exemplo, consiga com essa manobra, reduzir a dor em cerca de 60 a 80%).

A frequência das sessões varia de acordo com a necessidade do paciente, mas na cultura oriental, é comum que as pessoas tenham o hábito de realizar esse tipo de massagem pelo menos, uma vez por semana e não somente como uma ação de alívio imediata mas sim, de prevenção a tensões e desconfortos futuros.

Pedras quentes

A massagem com pedras quentes surgiu no Egito antigo e foi regulamentada pela Europa e Estados Unidos há muito pouco tempo atrás. Esse tipo de massagem utiliza manobras muito semelhantes às técnicas de Massagem sueca e Shiatsu, e nela, se utilizam pedras quentes que são distribuídas ao longo dos músculos, com o objetivo de transmitir energia à força interior.

Além de ser super relaxante, a massagem com pedras quentes também ajuda a drenar e tonificar a pele e músculos por tratar-se de manobras com movimentos de subida. Além disso, ela é capaz de eliminar os radicais livres, toxinas do organismo, estimula o sistema circulatório, equilibra o emocional e diminui a insônia e a ansiedade.

Mas atenção: a prática não é recomendada para todos. Pessoas que possuem alguma doença descompensada, como cardiopatas ou que já tiveram câncer, só devem realizar a massagem com autorização médica.

Ayurvédica

Essa massagem surgiu na cultura Vedas de antiga etnia Indiana por volta de 7.000 atrás. A massagem ayurvédica (ciência da vida) é considerada um dos mais antigos sistemas medicinais do mundo. Ela é reconhecida como um tratamento eficaz pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e é muito utilizada pela população da Índia.

Mas e os benefícios? Essa massagem possui diversas técnicas e manobras e o que a diferencia das outras é a pisada nas costas (sim, é literalmente isso!). Ela atua no sistema linfático, circulatório e devido ao óleo com propriedades medicinais específicas para cada característica mental ou física do indivíduo que é associado a massagem, também atua no sistema energético. 

Massagem sueca

O termo Massagem sueca surgiu pois o sueco, Per Henrik Ling, foi quem descobriu e nomeou manobras e técnicas que complementavam o que já se entendia por massagem. No século XIX, a massagem sueca era considerada o conjunto dessas manobras aliadas à ginástica e atividade física, com o objetivo de proporcionar benefícios ao corpo e até mesmo a cura de algumas doenças.

O que muda hoje é que essa massagem trabalha para a prevenção de doenças e melhora de algumas condições do organismo como a gordura localizada, celulite, flacidez, relaxamento, melhora e alívio de tensões, diminuição do estresse, e por aí vai.

As técnicas desse tipo de massagem consistem no effleurage (tocar de leve e/ou deslizamento superficial ou profundo), compressão e amassamento, percussão (“pancadas” leves), fricção e a técnica neuromuscular ponto gatilho, onde o foco é o nódulo de tensão.

Destoxi drenante

Esse tipo de massagem visa desintoxicar e drenar o organismo, equilibrar as funções metabólicas, diminuir edemas, combater a flacidez, relaxar a musculatura e aliviar dores. A massagem Destoxi drenante é feita combinando a massagem drenante manual, terapêutica oriental com a relaxante. Sua frequência é indicada até três vezes por semana.

 

Abhyanga

A abhyanga é uma técnica de massagem que compõe uma das terapias do sistema de medicina ayurvédico. Essa massagem é feita com óleos vegetais, de acordo com a necessidade da pessoa. Nesse tipo de massagem as técnicas consistem em movimentos de pressão, deslizamento e fricção que são repetidos por 7 vezes para que o óleo aplicado seja absorvido e potencialize a ação da massagem.

Essa massagem ativa o metabolismo, ajuda o indivíduo a acessar emoções e aliviar dores corporais, proporciona sensação de relaxamento, purifica as toxinas do corpo e tonifica a pele.

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DAS MASSAGENS RELAXANTES

 

Reduz a fadiga muscular e diminui o cansaço

A massagem  estimula a circulação sanguínea e oxigena melhor as células do organismo, o que por sua vez, promove um profundo estado de relaxamento e diminuição de dores musculares.

 

Melhora a circulação linfática e elimina toxinas

As toxinas e resíduos tóxicos que se formam nas fibras musculares são facilmente eliminadas por conta da estimulação linfática. Além disso, os movimentos durante a massagem são extremamente eficazes na melhora da circulação sanguínea.

 

Relaxa o corpo

Durante a massagem os movimentos ajudam a estimular a produção de hormônios responsáveis pelo relaxamento e bem-estar, o que automaticamente provoca reações físicas de tranquilidade no corpo. O uso dos aromas também desempenha um importante papel no relaxamento do corpo, já que a presença de óleos essenciais específicos para cada necessidade, permite que a aromaterapia traga seus benefícios para o bem-estar do paciente.

 

Reduz a ansiedade

As massagens relaxantes são capazes de liberar e aumentar os níveis de dopamina e serotonina no cérebro, o que contribui de maneira direta no aumento do relaxamento e diminuição do estresse e ansiedade.

 

Revaloriza a autoestima

A massagem ajuda a devolver a autoestima pois possui benefícios visíveis no corpo como redução da celulite e flacidez, tonificação da pele e claro, sensação de bem-estar consigo logo após uma sessão.

 

Tranquiliza a mente

A prática pode contribuir para a regeneração do cérebro, isso porque, ela  fortalece os níveis de atenção e concentração, e pode ser sempre direcionada a um objetivo específico como estimulação da criatividade ou paz interior.

 

Liberta as emoções

As dores de fora refletem as de dentro, e a massagem pode ajudar a trabalhar essas questões de maneira tranquila e prazerosa pois proporcionam calma e relaxamento, o que facilita a clareza mental e liberação de emoções reprimidas.

 

QUAIS OS MELHORES ÓLEOS PARA MASSAGENS RELAXANTES?

Os melhores óleos corporais para massagens relaxantes são aqueles que se adequam a sua necessidade e que principalmente, respeitam seu corpo e sua pele em sua totalidade.

E é por isso, que a indicação sempre vai ser DYÔ. Por aqui, nós valorizamos o bem-estar acima de tudo, e pensamos em nossos produtos como pontes para despertar o que já existe em você. 

O óleo corporal e massagem da DYÔ:

  • É livre de parabeno;
  • É vegano e não possui crueldade animal;
  • Possui vitamina E;
  • Confere um toque macio e suave;
  • É um produto multifuncional com fragrâncias espetaculares.

 

Que tal um toque DYÔ? Seu corpo merece um toque de cuidado!

 

Massagens relaxantes vão muito além de hábitos para melhorar um problema pontual, trata-se de uma medicina milenar oriental que pode (e vai) te ajudar sim, a tratar problemas e questões pontuais, mas além disso, prevenir e melhorar sua qualidade de vida.

Existem diversos métodos e tipos de massagem e com certeza algum deles vai atender a sua necessidade. Além disso, a grande maioria utiliza cosméticos e óleos que agregam uma maior qualidade na massagem, afinal,  todas as partes do seu corpo merecem cuidado e é possível equilibrar a rotina com um momento de bem-estar.

Não deixe seu momento DYÔ em segundo plano. comece hoje a cuidar mais de si e envie esse artigo para aquela sua amiga que também precisa de um momento DYÔ.