26/01/2022

Quais os benefícios da meditação

CONFIRA A SEGUIR QUAIS OS BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO E COMO PODE TE AJUDAR:

Sabe aqueles dias em que tudo o que sua mente quer é 5 minutos de respiro para acalmar o turbilhão de pensamentos? Durante o dia, todos nós sofremos influências externas que podem se transformar em ansiedade e estresse como cobranças, problemas no trabalho, filhos e por aí vai. São milhares de informações recebidas a todo segundo e parece ser impossível filtrar os pensamentos para acalmar o campo mental. 

Entretanto, existe a meditação, que vem para colocar os pensamentos no lugar e finalmente proporcionar o descanso que a mente e até mesmo o corpo precisa. Segundo o site comciência, no Reino Unido, por exemplo, já existe um protocolo onde a meditação aliada à terapia cognitiva comportamental  é uma das indicações terapêuticas para o tratamento da depressão.

 

O que é meditação?

A definição de meditação é encontrada em diversas linhas religiosas, mas para cada uma delas, possui uma aplicação diferente. Trata-se de uma prática ancestral que tem suas raízes na cultura oriental, mas basicamente, consiste em direcionar a atenção em algo: um pensamento positivo, estado de espírito, objeto ou simplesmente sua respiração. 

Muito se engana quem acredita que meditar trata-se de somente fechar os olhos e tentar parar de pensar. A meditação é um método capaz de desenvolver habilidades como a concentração, paz interior e alívio da ansiedade, e a prática requer foco e certa disciplina, isso faz com que muitas pessoas tentem e por não conseguirem de primeira, acabem desistindo. 

Saiba que é super normal que pensamentos intrusivos entrem em cena e que com o tempo e pratica a meditação fica cada vez mais fácil, quando isso acontecer basta relembrar sua intenção, ela te ajudará a voltar para o momento presente e redirecionar o foco da sua meditação para o que você realmente deseja.

 

Quais os objetivos da meditação?

Quem medita pode estar buscando por muitas coisas, alívio do estresse, redução da insônia ou simplesmente autoconhecimento. Acredite, essa simples prática pode ser direcionada para vários objetivos e possui muitos benefícios para o corpo e para mente, alguns deles são:

 

Redução do estresse e da ansiedade

Esses sentimentos estão muito relacionados a preocupações com o futuro ou frustrações com o passado e com a meditação é possível te trazer de volta ao momento presente, isso permite que sua mente se concentre no aqui e agora, direcionando sua energia para o equilíbrio das suas emoções e alívio dos níveis de estresse e ansiedade.

Isso acontece pois uma mente mais calma diminui a produção de adrenalina e cortisol — hormônios liberados em situações de estresse — ao mesmo tempo em que estimula no cérebro a produção de endorfinas — tranquilizante e analgésico natural responsável pela sensação de leveza nos momentos de alegria e relaxamento.

 

Melhorar o sono

Se você busca por métodos naturais para melhorar o sono, a meditação pode ser uma ótima opção. Além de ser um método acessível, a técnica apresenta resultados cientificamente comprovados no que tange a melhora do sono, principalmente a meditação mindfulness — meditação de atenção  plena — que permite com que o sono tenha uma maior qualidade. 

Dependendo do método de meditação escolhido, essa prática pode ser realizada em qualquer lugar e a qualquer momento. Tudo o que você precisa é de um ambiente calmo livre de interrupções e alguns minutos por dia!

 

Permitir que os pequenos momentos sejam valorizados

Meditar é tirar um tempo para si e permitir que esses pequenos momentos de reflexão e bem-estar estejam presentes durante o dia. Quanto mais presentes, mais fácil é valorizá-los e repeti-los.

Com a meditação você pode aumentar seu foco em atividades que requerem mais atenção, tornar sua rotina mais satisfatória e desfrutar do momento presente, livre de medos, inseguranças e frustrações.

 

Estimular o autoconhecimento

A meditação ajuda a se conectar com o seu eu interior, acessar sentimentos que muitas vezes são reprimidos durante o dia, e se aliado a algumas práticas como terapia, é capaz de auxiliar na cura de traumas e problemas que ficam no inconsciente.

Além disso, a meditação permite que você tome mais consciência, o que te ajuda a entender melhor o seu corpo e seus pensamentos proporcionando o equilíbrio perfeito entre corpo e mente.

 

Aumentar a produtividade no trabalho

Falando em autoconhecimento como um dos benefícios da meditação, você sabia que ele influencia diretamente na produtividade do trabalho? Isso acontece porque há um aumento no conhecimento das suas habilidades bem como suas limitações, isso dá um direcionamento melhor na hora de tomar decisões, na busca por bem estar, qualidade de vida e de trabalho, o que por consequência, melhora a produtividade.

Na convivência com colegas, a meditação unida ao autoconhecimento também permite com que o estresse do ambiente de trabalho ou conflitos sejam lidados de uma maneira mais tranquila. É como se fosse um efeito dominó onde um benefício atrai o outro e por consequência afetam positivamente a produtividade.

 

Reduz a pressão arterial

A prática da meditação pode contribuir significativamente para a normalização da pressão arterial e essa melhora possui efeitos que perduram não só durante o exercício, mas também com a prática diária da meditação. 

Segundo o Healthline, "Uma meta-análise de 12 estudos envolvendo quase 1.000 participantes descobriu que a meditação ajudou a reduzir a pressão arterial . Isso foi mais eficaz entre voluntários mais velhos e aqueles que tinham pressão arterial mais alta antes do estudo” afirma o trecho traduzido.

 

Como meditar (Passo a Passo)

 

Separe um tempo para a sua meditação

O primeiro passo para meditar é abrir espaço na sua agenda. Se você quer tornar isso um hábito, o ideal é reservar pelo menos um momento ao longo do dia para se desconectar por um tempo. Não existe um horário certo, enquanto algumas pessoas optam por realizar a prática pela manhã ao acordar, porque se sentem mais dispostas, com menos ansiedade e mais foco, outras preferem realizá-la antes de dormir para relaxar, acalmar a mente e dormir com mais facilidade.

Se você conseguir praticar a meditação por um período de 15 a 20 minutos seu corpo e sua mente já são capazes de sentir todos os benefícios da meditação, mas saiba que caso você só consiga meditar por apenas 5 minutos, já é mais que suficiente para garantir tranquilidade, foco e autoconhecimento.

 

Encontre um espaço

Dê preferência a espaços silenciosos e livres de interrupções. A indicação é encontrar um espaço onde haja tranquilidade independentemente da postura adotada, pode ser no jardim, na sala de estar ou no quarto, o importante neste momento, é o silêncio e o conforto. 

Se possível, busque evitar distrações como a televisão ou celular, lembre-se de que esse é o seu momento a sós consigo, valorize-o!

 

Escolha uma postura confortável

De acordo com as práticas e técnicas orientais, a posição ideal de meditação é a postura de lótus. Mas tenha em mente que não existe uma posição obrigatória e que a meditação será eficaz em qualquer postura, basta manter-se confortável, com a coluna reta e ombros relaxados.

 

Foco na respiração

Pode não ser fácil no início, mas o controle da respiração é uma etapa fundamental da meditação e com o passar do tempo e prática tudo fica mais fluido, Vá aos poucos para não tornar o momento desagrádavel, uma técnica que pode ser utilizada para começar é a de contar até 4. 

Inspire profundamente contando até 4, com o pulmão cheio segure o ar e conte novamente até 4, em seguida esvazie o pulmão lentamente contando até 4, e conte 4 segundos com ele vazio. Repita esse processo por pelo menos 3 vezes.

A atenção à respiração é muito importante para aprender a utilizar os pulmões completamente, já que no dia a dia não exploramos a capacidade máxima desse órgão. Por isso é necessário fazer inspirações profundas e expirações lentas e contínuas. 

 

Foque na atenção

Você pode direcionar sua atenção para um objeto, uma vela ou um mantra, o importante é tentar manter-se focado na intenção da sua meditação sem que isso se torne algo desagradável. Frequências, sons e mantras são considerados poderosos na prática meditativa pois acredita-se que exerçam um poder específico sobre a mente, e que potencializam a concentração para a meditação e realização da intenção depositada na meditação.

 

 

 

A meditação é capaz de reduzir significativamente os níveis de ansiedade e estresse que podem ser causados pelo dia a dia. Ter uma rotina que promove tanto bem-estar é cada vez mais fácil e acessível para todos, basta ter um espaço tranquilo e 5 minutos na agenda.

Desde aplicativos e meditações guiadas gratuitas até a arte de conseguir praticar meditação com o poder da própria mente, esse hábito pode estar presente na sua rotina todos os dias com apenas alguns minutos de atenção.

Focar no próprio corpo e descansar a mente é fundamental para uma melhor qualidade de vida e a meditação é uma etapa necessária para esse processo se concretizar.

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