26/01/2022

O que é intimidade

Intimidade não é só sobre sexo e você está preparada para essa conversa! Você sabia que além da física, existem outros 5 tipos de intimidade? E mais, será que você sabe como aumentá-la nas suas relações? Neste artigo, a DYÔ te conta o que é intimidade, quais tipos existem e como intensificar ela nas suas relações. 

 

O QUE É INTIMIDADE DE UMA PESSOA?

A definição de intimidade varia de pessoa para pessoa e depende da singularidade de cada relacionamento. É importante ressaltar que quando falamos em relacionamento não estamos falando de algo exclusivamente amoroso, embora esse seja o foco desse conteúdo.  Relacionamento pode se referir a uma amizade, a um relacionamento familiar ou qualquer outra conexão de afetividade.

Na definição da palavra, intimidade significa estar confortável ou acessar o lado íntimo de alguém. Por isso, para alguns a intimidade pode estar relacionada ao sexo enquanto para outros, o que conta como intimidade é a profundidade de momentos vividos e compartilhados.

 

QUAIS OS TIPOS DE INTIMIDADE?

 

Intimidade emocional

Um dos tipos mais comuns de intimidade é a emocional, e como o próprio nome diz, esta está atrelada a um acesso às emoções e sentimentos do outro. Nesse tipo de intimidade, o diálogo torna-se um elemento fundamental, pois só é possível acessar as emoções e sentimentos do parceiro (a), sendo honesto e sincero para que de fato se crie relações e conexões genuínas.

Intimidade espiritual

A Intimidade espiritual é quando as crenças e visões de mundo, literalmente, casam e se encontram. Trata-se de um tipo de intimidade onde é possível acessar os mesmos credos que o parceiro (a), sejam eles feitos por meio de orações, meditações, pela espiritualidade ou através da religião em geral.

Intimidade intelectual

Você com certeza já deve ter sentido a sensação de conversar com alguém e - como acontece em um quebra cabeça - as ideias se encaixam e fluem de primeira. Saiba que essa sensação também faz parte da intimidade intelectual, porém, não só de idéias iguais vive esse tipo de intimidade. 

A intimidade intelectual também está ligada às diferenças e em como os elementos da relação lidam com elas. Trata-se de um tipo de intimidade que é construída, sim, com semelhanças entre ambos, mas também com um olhar de compreensão e aprendizado com o que é diferente.

Intimidade financeira

Nesse tipo de intimidade é necessário ir além de dividir contas ou saber o quanto o cônjuge ganha e gasta. É sobre compartilhar metas e objetivos financeiros e traçar juntos o melhor caminho para atingi-los dentro das possibilidades de cada um. 

Para ter a intimidade financeira você não precisa controlar o dinheiro do outro e muito menos ser controlada,  na verdade, é uma maneira de ser transparente com os recursos que vocês têm e traçar objetivos que sejam justos para ambos.

Intimidade recreativa

Aqui é onde as diferenças de vocês se encontram em um ponto de equilíbrio. Nesse tipo de intimidade, o casal provavelmente não é parecido ou nem mesmo possui os mesmos hobbies, mas mesmo assim, encontram um ponto chave para se conectarem e passarem o tempo juntos, fazendo algo que agrade os dois.

Intimidade física

Desde abraços ou demonstrações de afeto, até sentir liberdade de falar abertamente sobre o sexo. A intimidade física, deve estar presente principalmente em relacionamentos amorosos.

Mas atenção, nem sempre você  precisa ter uma grande conexão ou intimidade emocional para ter uma intimidade física de dar inveja, pode acontecer de a química ser tão boa que a intimidade física surja rapidamente.

 

COMO SE ADQUIRE INTIMIDADE

Ter relações saudáveis está muito ligado à intimidade, e esse sentimento pode sim surgir de maneira natural e rápida como uma espécie de encontro de alma gêmeas, mas geralmente, essa relação é construída aos poucos, conforme vamos conhecendo as pessoas, vivendo e experienciando situações do dia a dia.

Algumas dessas situações podem até parecer constrangedoras de primeira, mas depois, viram um elo de conexão entre vocês e podem até mesmo transformar-se em uma memória engraçada ou uma piada interna.

 

DICAS DE COMO AUMENTAR A INTIMIDADE COM SEU PARCEIRO (A):

 

Diálogo

Mesmo que a conversa não seja seu ponto forte, para criar mais intimidade com seu parceiro (a) vocês precisam falar! Falar sobre o que gostam, o que não gostam, sobre sexo, sobre a vida, sobre tudo! O diálogo é a base para qualquer relacionamento saudável e demonstrar seus sentimentos, mesmo quando você sabe que o seu parceiro (a) não concorda com eles, ajuda a criar uma zona de confiança e segurança entre vocês, então não tenha medo, seja sincera e fale com o coração.

Façam mais coisas juntos

O momento de vocês não precisa ser 8 ou 80 sempre! Um casal não precisa ficar junto só pra resolver problemas ou só quando o assunto é sexo. Vocês podem se divertir falando sobre o dia, assistindo uma série juntos ou falando sobre os sonhos e metas de vocês. É possível descobrir infinitas possibilidades de se conhecerem, se divertirem e criarem mais intimidade, basta ter um momento leve a dois todos os dias.

Compartilhe suas fantasias

Essa é uma das melhores cartadas para quebrar o gelo e abrir espaço para mais intimidade. Se você tem uma fantasia que você sempre teve vontade de realizar, mas nunca teve coragem, seu momento chegou! Compartilhe seus desejos com seu parceiro (a), isso fortalecerá a confiança e intimidade entre vocês, e claro pode ser um excelente revitalizante para sua vida sexual. Se te assusta contar tudo de uma vez, vá com calma! Um passo de cada vez e lembre-se sempre de fazer somente o que te deixa confortável.

 

 

A Intimidade anda lado a lado com relações saudáveis, sejam elas amorosas, familiares ou de amizade e ao contrário do que muitos acreditam, existem vários tipos de intimidade dentre elas há a intimidade emocional, espiritual, financeira, intelectual, recreativa e a física.

Ela pode ser desenvolvida com base em diversos pilares, tais como confiança e diálogo e a definição do que é a intimidade varia de acordo com as relações contextos e particularidades de cada pessoa.

A busca para aumentar a intimidade é contínua e por isso, a DYÔ sempre traz conteúdos e produtos focados nessa conexão entre você e a pessoalidade. E então, está pronta para aumentar a intimidade nas suas relações? Nós te esperamos no nosso site!