08/05/2023

Mitos e verdades sobre sexo na menstruação

Ainda que seja um tema polêmico e rodeado de tabus, a menstruação não é um impeditivo para as relações sexuais. Pelo menos não quando falamos do aspecto fisiológico.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a prática sexual nesse período deve ser considerada normal, afinal, o sangue menstrual é limpo e natural. E querem saber: algumas mulheres podem ter aumento de libido nessa fase, assim como aumento de sensibilidade nas zonas erógenas.

Então, já que fizemos essa introdução breve sobre o sexo na menstruação, que tal conferirmos alguns mitos e verdades sobre essa prática?

 

• A menstruação pode causar um aumento de tesão? VERDADE

Ou melhor, depende do corpo de cada mulher. Isso não é regra, assim como não é regra que haja uma perda de libido no período.

 

• O sexo no período menstrual aumenta o risco de ISTs? VERDADE

Isso porque o colo do útero fica mais aberto para facilitar a liberação do sangue, o que também pode permitir a entrada de fungos e bactérias.

 

• Não é possível engravidar durante a menstruação. MITO

Ainda que as chances sejam menores, a gravidez pode ocorrer nesse período. Sendo assim, é fundamental o uso de camisinha para prevenir uma gravidez indesejada.

 

• Transar no período menstrual faz mal à saúde íntima. MITO

Na verdade, o sexo pode ajudar a aliviar sintomas como cólicas e enxaquecas.

 

Pensando em experimentar o sexo nesse período? Aposte numa transa no chuveiro para começar, que tal?