14/10/2022

Massagem Ayurvédica: descubra por que fazer! | DYÔ

MASSAGEM AYURVÉDICA: DESCUBRA POR QUE FAZER!

Uma técnica milenar que vai muito além da massagem tradicional. Você já ouviu falar da massagem Ayurvédica?

Continue lendo e descubra a origem e os benefícios dessa prática!

 

O QUE É MASSAGEM AYURVÉDICA?

A massagem Ayurvédica ou Ayurveda é uma das inúmeras técnicas indianas de massagem para relaxar. 

Ela existe há mais de 7 mil anos e é baseada em uma medicina de cura oriental pois, o objetivo dessa massagem é justamente abrir os canais energéticos bloqueados para alongar os músculos, melhorar e fazer a energia fluir e ainda promover grande relaxamento, alívio a dores e maior sensação de bem-estar.

Além disso, esse é um tipo de massagem que alinha dois métodos: o yoga e o Ayurveda. Unidos, eles compõem a base dos três princípios criados por Keshav - criador dessas manobras de massagem: energia vital, circulação sanguínea e respiração.

A massagem Ayurveda visa restabelecer o equilíbrio do corpo como um todo, promover melhoras ao corpo físico e mental, auxiliar nos tratamentos de dependência química, alergias, estresse, fadiga, depressão, fibromialgia, entre outros quadros prejudiciais.

 

COMO SUGRIU ESSE TIPO DE MASSAGEM?

Também conhecida como Ayurveda, esse tipo de massagem é considerado um dos sistemas medicinais mais antigos já criados pelo homem. Ela existe há cerca de 7 mil anos e ainda continua sendo um método medicinal oficial da Índia, onde essa e outras modalidades de massagem, são muito utilizadas não só para promover mais relaxamento, mas também como ferramenta no encontro de curas e equilíbrio entre corpo e mente.

A tradução literal de Ayurveda é ciência da vida, e por mais que sua presença já seja bastante antiga, só agora a técnica tem ganhado mais espaços no ocidente e demais lugares do mundo. No Brasil, por exemplo, ela já pode ser desfrutada em clínicas de massagem e spas, sendo utilizada como ferramenta de tratamento até mesmo por fisioterapeutas e psicólogos. 

Na Índia, essa técnica é levada muito a sério, e é considerada muito mais que uma gama simples de manobras. Para se ter uma ideia de quão importante e respeitada é a massagem Ayurvédica, muitas pessoas procuram fazer um curso de graduação para atuar nessa área. Esse curso é chamado de BAMS (Bacharel of Ayurvedic Medicine and Surgery) e tem a duração de 5 anos e 6 meses. Entretanto, quem deseja se aprofundar melhor nessa medicina pode fazer a pós-graduação, especialização ou também um doutorado na área.

Não é à toa que a Ayurveda é chamada de mãe da medicina. Essa é uma tradição tão ampla e importante, que dela partiram muitos desenvolvimentos terapêuticos que originaram vários tipos de medicina como, a árabe, a oriental, a grega e também a romana.

 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM AYURVÉDICA?

Além de trazer os benefícios tradicionais da massagem como relaxamento e bem-estar, a massagem Ayurvédica ainda ajuda a potencializar a melhora do aspecto da pele, deixando-a mais firme, tonificada e hidratada.

Nos músculos, essa massagem auxilia na reestruturação muscular, promove o rejuvenescimento e nutre as células e tecidos do corpo. Além disso, a massagem Ayurvédica permite o alinhamento da frequência cardíaca, redução de dores no joelho em pessoas com osteoartrite, redução de enxaquecas e melhora da circulação sanguínea e do sistema linfático.

Por fim, ela ainda é responsável por aumentar o foco e concentração, auxiliar no combate contra ansiedade, estresse e depressão e proporcionar mais vigor e vitalidade sexual.

 

COMO FAZER A MASSAGEM AYURVÉDICA?

Sempre vale ressaltar que as manobras devem ser realizadas por profissionais especializados nesta técnica. Por isso, o primeiro passo é realizar a anamnese, uma pequena entrevista em que o paciente indica quais são os objetivos desejados com a prática. 

Depois disso, o massoterapeuta ou profissional, será capaz de providenciar o óleo essencial que mais se adequa às necessidades do paciente, fazendo com que o produto escolhido passe por um processo de aquecimento e infusão em algumas ervas.

E por fim, no momento da massagem, o profissional realizará manobras que mesclam movimentos como amassar, apertar e deslizar utilizando as palmas das mãos, pés ou cotovelos, sendo que, o fluxo e a intensidade dos toques dependem das características físicas e dos seus objetivos com a massagem de cada paciente.

As principais partes do corpo trabalhadas na massagem Ayurvédica são as costas, braços, mãos, pescoço, cabeça, pernas e quadril.

 

OS ÓLEOS DA MASSAGEM AYURVÉDICA

Os chamados óleos Ayurvédicos são usados na massagem porque contribuem muito na manutenção da harmonia e equilíbrio do corpo, já que eles são compostos por nanomoléculas que penetram com mais facilidade na pele, levando todas as propriedades curativas diretamente para a célula.

Entretanto, é possível utilizar outros óleos de massagem para a prática e uma boa indicação é o óleo corporal e massagem com vitamina E - Ameixa Negra, da DYÔ.

Esse óleo conta com Vitamina E em sua formulação o que confere um alto poder de hidratação. Além disso, o óleo natural de girassol e uma deliciosa fragrância afrodisíaca também presentes no produto, permitem um momento único proporcionando uma massagem longa, um toque seco, estimulação dos sentidos e muito mais bem-estar.

Para usar, basta passar o produto nas mãos e massagear a parte desejada. Por ser um óleo multifuncional, pode ser utilizado no pós-banho, para melhorar a hidratação da pele e do cabelo. 

Sinta o toque na pele e aproveite o momento!

 

CONCLUSÃO

A massagem Ayurvédica é uma técnica milenar originada na Índia e que serviu e serve de referência para várias áreas da medicina oriental. A prática tem o objetivo de equilibrar o corpo e mente do paciente, e tem como benefícios relaxamento, alívio da ansiedade, melhora do aspecto da pele, alinhamento da frequência cardíaca, melhora da circulação sanguínea entre outros.

Agora que você já conhece os benefícios da massagem Ayurvédica, é só experimentar!

Não esqueça de compartilhar essa matéria!