16/12/2022

Espelhamento erógeno: saiba o que é e como ele pode aumentar o prazer do casal | DYÔ

ESPELHAMENTO ERÓGENO: SAIBA O QUE É E COMO ELE PODE AUMENTAR O PRAZER DO CASAL

 

INTRODUÇÃO

Você já parou para pensar em como casais que estão satisfeitos sexualmente alcançaram o feito do prazer a dois mesmo depois de um certo tempo de relação? 

Seria química? Muita conversa? Ou será que há um tantinho de ciência e uma certa tendência em imitar quem a gente gosta?

Continue lendo e saiba mais sobre o espelhamento erógeno!

 

VAMOS DO COMEÇO? O QUE SÃO ZONAS ERÓGENAS?

As zonas erógenas são partes do corpo que proporcionam excitação e prazer quando o assunto é sexualidade.

Apesar de muito se crer que as zonas erógenas se resumem somente aos genitais, elas se estendem por várias partes do corpo ganhando variações para cada pessoa ou relação.

Ter isso em mente faz com toda a experiência do sexo seja aproveitada na íntegra e, principalmente, ajuda com que novas maneiras de sentir sejam experienciadas.

 

O QUE É ESPELHAMENTO ERÓGENO?

Muitos estudos apontam que é durante o sexo que há uma ampliação de toques em partes do corpo que fogem do "padrão". 

Isso revela muito que o que aprendemos sobre o prazer nesse momento, está justamente nessa interação com as outras pessoas.

Mas mais que isso, as zonas erógenas também incluem sensações e uma excitação indireta, o que reflete em toda experiência sexual. 

Logo, essa ideia de espelhamento começa na visualização das reações seja durante um beijo no pescoço, um sussurro na orelha, ou um carinho nas costas… Esse é momento chave para fomentar todo um jogo e erótico e ampliar nosso próprio repertório ou mapa erógeno. 

"Uma pesquisa realizada com universitários londrinos investigou se existe um espelhamento erógeno entre casais, ou seja, se as pessoas teriam uma tendência a olhar e tocar zonas do corpo dos parceiros que são comumente olhadas e tocadas por eles em seus corpos, como em um espelho. Os investigadores descobriram que sim, mas que é um fenômeno que depende do tipo de relacionamento. Casais comprometidos em relacionamentos românticos de longo prazo tendem a espelhar o seu mapa erógeno na parceria, o que não acontece majoritariamente em relações fortuitas."

Fonte: Espelhamento erógeno entre casais: o que é?

 

ESSE ESPELHAMENTO ACONTECE EM QUALQUER RELAÇÃO?

Não. Como vimos acima, na verdade, não é que esse seja um feito impossível, mas ele é incomum em relações casuais, muito provavelmente pela carência de intimidade, o que aumenta a tendência de reprodução de modelos de estímulo erógeno já perpetuados culturalmente. 

O gênero também possui forte influência na possibilidade do espelhamento erógeno.

Basicamente, há uma forte valorização em áreas erógenas genitalizadas femininas como a vulva, vagina, mamas e bumbum, o que, no caso de relações heterossexuais, aumenta a tendência de só estimular essas partes, uma vez que os homens tendem a não conhecerem outras zonas além do padrão em seus próprios corpos. 

No caso do público feminino, essas tendem a valorizar o pênis e ignorar o restante do corpo masculino.

Ainda segundo resultados dessa pesquisa, tudo indica que a intimidade entre duas pessoas possui potencial de abrir possibilidades exploratórias e ampliar o mapa erógeno pessoal e da parceria ou do parceiro. 

Inclusive, não é à toa que pessoas casadas que se sentem felizes nos seus relacionamentos tendem a ter mais satisfação sexual do que pessoas solteiras. O que explica o fato de ser mais frequente em jovens solteiros, a busca por manter relações sexuais com 'ficantes'.

 

CONCLUSÃO

Nessa matéria você descobriu o que é espelhamento erógeno e em quais situações ele pode acontecer.

Achou essa informação interessante? Não esqueça de compartilhar com aquela amiga que também precisa saber disso! 

 

 

As informações desse artigo foram retiradas do link: https://www.uol.com.br/universa/colunas/ana-canosa/2022/09/27/voce-goza-como-eu-gozo-o-que-e-o-espelhamento-erogeno-entre-casais.htm