03/08/2022

Passo a passo para cuidar da sua higiene íntima da maneira certa! | DYÔ

PASSO A PASSO PARA CUIDAR DA SUA HIGIENE ÍNTIMA DA MANEIRA CERTA!

Se você chegou até aqui é porque busca entender melhor sobre higiene íntima e a importância de cuidar dessa área corretamente, certo?

Neste artigo, a DYÔ separou tudo o que você precisa saber sobre o assunto e um passo a passo para não errar mais na higienização. Vamos lá?

 

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE ÍNTIMA?

Dar a devida atenção à higiene íntima é um ato de autocuidado que reverte em conforto e segurança.

Essa região é tão importante quanto qualquer outra parte do nosso corpo e, por isso, em alguns casos somente a água ou limpeza após ir ao banheiro, pode não ser o suficiente. Além disso, saiba que a falta de higiene íntima ou um cuidado incorreto pode acarretar em diversos riscos para a saúde, tanto de mulheres quanto de homens.

Sem uma higiene íntima adequada o risco do aparecimento de inflamações, infecções, caroços inflamados na pele, corrimentos, candidíase e mau cheiro podem ser cada vez mais frequentes.

 

O QUE PODE ACONTECER SE EU NÃO FIZER A HIGIENE ÍNTIMA CORRETAMENTE?

 

Corrimentos e desconfortos mais recorrentes

Assim como todas as outras partes do corpo, depois de um período sem uma higienização adequada, a região íntima começa a dar sinais de que algo não está correndo bem por ali.

E é aí que se inicia a irritação, o desconforto e os corrimentos indesejados pois, sem uma higienização adequada, o ambiente, que já é úmido, vira a casa perfeita para que fungos e bactérias se proliferem nesse espaço.

Vale ressaltar, que muitas mulheres confundem o corrimento com o muco cervical que é liberado durante o ciclo. Esse muco nada tem a ver com falta de higiene, muito pelo contrário. Ele comprova um ciclo saudável e natural do corpo, por isso, se o líquido não apresentar cheiro, cor ou coceira não é motivo para preocupação.

Infecções

Infecções urinárias e candidíase estão no pódio dos problemas que podem gerar desconforto para as mulheres. Principalmente a infecção urinária, pode vir de uma higienização errada ao urinar ou evacuar, o que faz com que as bactérias e toxinas se alojem em lugares que não deveriam.

Já a candidíase nem sempre é sinônimo de má higienização da mulher, ela pode vir depois de uma queda de imunidade, por exemplo, ou pelo contato sexual com órgãos genitais que não estejam devidamente higienizados.

Evolução para casos mais graves

Você sabia que a falta de higiene íntima é o principal fator de risco para o câncer de pênis? É o que afirma uma matéria sobre saúde íntima publicada pela Veja.

Segundo o artigo, o câncer de pênis representa 2% do total de tumores masculinos e é mais comum principalmente em homens com condições socioeconômicas precárias.

“Entre a glande, que é a cabeça, e o prepúcio, [a pele que recobre o órgão] fica uma substância chamada esmegma. Ao se acumular, ela pode gerar um processo inflamatório local constante que leva ao câncer”.

 

COMO CUIDAR DA HIGIENE ÍNTIMA?

Agora que você já sabe o que acontece quando não cuidamos da nossa região íntima, é hora de aprender como evitar esses riscos e para isso:

 

Use roupas íntimas de algodão

Uma região íntima saudável precisa respirar. O tecido de algodão garante que o ar circule e ventile a área, o que evita alergias e irritações. Além disso, por ser um tecido mais macio ele apresenta mais conforto durante o dia a dia.

O fator maciez também ajuda quem tem a pele sensível, já que as roupas íntimas de algodão costumam ser hipoalérgicas e ajudam a evitar a proliferação de organismos indesejados.

Evite roupas apertadas

Usar roupas muito justas aumentam ainda mais a tensão da região, o que a sensibiliza. Manter a região íntima apertada por muito tempo ainda vira um prato cheio para o desconforto e dificuldade na hora de se higienizar corretamente. 

Além disso, um outro ponto de atenção é o uso de roupas muito apertadas durante o ciclo menstrual: elas abafam ainda mais a região íntima que, provavelmente, já vai estar fechada e sem respiro por conta do uso de absorventes descartáveis.

Cuidado com absorventes descartáveis

Se você tem a opção de deixá-los de lado, essa é uma boa dica para melhorar a saúde da sua região íntima. 

Isso porque, os absorventes descartáveis são um dos principais precursores de alergias e odores fortes durante o período menstrual. 

A menstruação por si só, não possui odor. O cheiro desagradável que sentimos, muitas vezes acontece pelo contato do sangue com o ar, já que ele fica exposto e em contato com a vulva por mais tempo do que coletores menstruais (que são utilizados internamente), por exemplo.

Use os produtos certos na hora da higiene

Para cuidar corretamente da sua região íntima opte por produtos de qualidade e que vão além da higienização, mas que também protejam a área durante todo o dia.

E é exatamente pensando nesse fator que o sabonete íntimo da DYÔ foi criado. Ele foi pensado especialmente para garantir seu conforto e higiene e está disponível na versão feminina e masculina. Nele você encontra:

Extrato natural de chá-verde (feminino): auxilia na defesa contra microrganismos indesejáveis;

Extrato de Ginseng (masculino): estimulante natural que possui ação antiinflamatória e hidratante;

Ácido lático e pH fisiológico: ideal para a higiene íntima, pois protege a flora bacteriana de maneira suave e natural. 

Óleo de alecrim e Mentha arvensis: conferem uma sensação refrescante.

Extrato natural de aloe vera: hidrata e suaviza a região.

Conservante natural de prata coloidal: auxilia e previne odores indesejáveis.

 

Para melhorar e proteger seu cuidado íntimo!

 

 

Se o que você busca é mais conforto e segurança durante qualquer período do dia, cuidar da região íntima adequadamente deve ser prioridade!

Uma higiene inadequada pode ir além da sensação de desconforto podendo provocar alergias, irritações, infecções ou até mesmo doenças que são capazes de evoluir para um quadro mais grave.

A DYÔ se importa com seu bem-estar. Por isso, neste artigo você entendeu a importância de cuidar da higiene íntima da maneira certa e mais algumas dicas de ouro para seguir na hora da higienização.