14/06/2023

Você sabe o que é capital erótico?

Complexa e repleta de dinâmicas, a sociedade nos coloca em situações onde somos avaliados por alguns atributos determinados pela ciência como capital social, intelectual e humano.

Contudo, segundo a socióloga britânica Catherine Hakim, existe um quarto capital ao qual devemos dar atenção: o capital erótico.

Diretamente relacionado ao nosso poder de atração,é um recurso intrínseco à personalidade humana e que pode ser utilizado em diversas situações e aspectos da vida. Contudo, ele não pode ser distribuído de forma igual, já que é influenciado por fatores específicos e únicos de cada pessoa, como aparência física, estilo de vida e comportamentos. 

Logo, aqueles que possuem mais capital erótico são considerados mais atraentes e desejáveis.

Ainda assim, se engana que esse capital está relacionado apenas à beleza. O capital erótico é, antes de tudo uma construção, que inclui autoconfiança, habilidades sociais e, também, sexuais. Ou seja, além da aparência, o que vale é como a pessoa se apresenta e se comporta socialmente.

Sendo assim, é importante destacar que a autoestima é fundamental nessa construção.

Sem nos prendermos a estereótipos e padrões irreais de beleza, vale a pena refletirmos sobre o nosso próprio capital social e o quanto estamos dispostos e investir nele, não para sermos atrativos para os outros, mas para ficarmos de bem com aquilo que somos!