09/09/2022

6 sinais de que o cansaço emocional está afetando sua saúde | DYÔ

 

6 SINAIS DE QUE O CANSAÇO EMOCIONAL ESTÁ AFETANDO SUA SÁUDE

 

Chegar estressada depois de um dia cheio no trabalho acontece com todo mundo. Mas até que ponto o cansaço emocional é normal? Neste artigo, a DYÔ, separou 6 sinais de que o cansaço emocional pode estar passando dos limites. Acompanhe!

 

O QUE É CANSAÇO EMOCIONAL?

Esse tipo de cansaço é um estado onde a sensação de esgotamento emocional atrapalha atividades do dia a dia.  Geralmente, o cansaço emocional surge como resultado do estresse acumulado, principalmente, na vida pessoal e profissional. 

 

O cansaço emocional começa com sintomas como falta de energia, sono irregular e pouca motivação e isso muitas vezes faz com que as pessoas ignorem os sintomas por acreditarem que se trata de uma semana estressante ou algo comum, mas saiba que com o tempo, esse estado crônico de estresse pode causar danos à saúde.

 

Ninguém está imune ao cansaço emocional, qualquer pessoa que esteja passando por um período de estresse prolongado pode ficar emocionalmente exausta e sentir os resultados desse estado na saúde. Segundo estudos, cerca de 5 minutos de raiva e estresse já são o suficiente para impactar seu sistema imunológico por até 10 horas.

 
 

QUAIS OS SINTOMAS DO CANSAÇO EMOCIONAL?

 

CEFALÉIA

A cefaléia é uma dor de cabeça causada pelo estresse. Também conhecida como cefaléia tensional, ela é um tipo de dor de cabeça que surge devido às contrações dos músculos do pescoço. Pode surgir tanto como resultado de uma noite mal dormida, quanto por má postura, estresse e ansiedade.

 

ALTERAÇÕES GASTROINTESTINAIS E LIBIDINAIS

Não é segredo que o nosso corpo sempre fala e dá pequenos alertas do que pode estar errado. No caso das alterações gastrointestinais, o estresse usa um órgão para canalizar as emoções e provoca alguns desconfortos.

 

 

Não é incomum que pessoas que estão sob  muito estresse emocional apresentem quadros como: aumento visível na sensibilidade gástrica, dispepsia, diarreia, flatulência, má digestão, e até mesmo problemas mais sérios, como gastrite, úlcera e refluxo.

 

Já na libido, o reflexo do cansaço emocional está mais atrelado a atividades prazerosas perderem sua “graça”. Estar sob o efeito do esgotamento emocional afasta o individuo de atividades que antes lhe davam prazer, por isso, a libido e a procura por relações sexuais também cai durante essa fase.

 

 

PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA

Como o cansaço emocional também tem forte ligação com a ansiedade, é comum que pessoas com esse quadro passem a pensar demais e preocupar-se demasiadamente com situações que, quase sempre, não estão sob seu controle.

 

Pensamentos obsessivos e intrusivos também podem estar presentes nesse sintoma e geralmente, quem sofre tem certa dificuldade em distinguir e racionalizar esses pensamentos e preocupações.

 

 

MUDANÇAS DE HUMOR

Em situações de estresse constante o organismo libera mais cortisol do que o necessário e, por isso, os hormônios em geral tendem a se desregular com mais facilidade provocando flutuações de humor mais frequentes.

 
 

NECESSIDADE DE ISOLAMENTO

Esse sintoma também é motivo de alerta para quem desconfia estar passando pelo esgotamento emocional. Nós sabemos que existem pessoas que preferem se manter reclusas em alguns períodos do dia, mas se isso não faz parte da sua rotina ou da rotina de alguém que você conhece, pode ser motivo de atenção de que algo não esteja bem.

 

FALTA DE CONCENTRAÇÃO E PERDA DE MEMÓRIA

Como mencionamos acima, o cortisol (hormônio ligado ao estresse) influencia muito nos principais sintomas do cansaço emocional. Segundo um estudo publicado pela Academia Americana de Neurologia, esse hormônio "pode ter seus níveis relacionados ao tamanho do cérebro e à diminuição das funções cognitivas. Isso significa que pessoas mais estressadas tendem a apresentar redução no volume do cérebro e perda de memória".

 

 

COMO PROCURAR AJUDA?

Mesmo que você tenha uma agenda corrida, é importante que você elenque como prioridade atividades que priorizem seu bem-estar, principalmente se essas atividades transmitem relaxamento e descanso mental mesmo depois de um dia cansativo. 

 

Além disso, alguns passos para aliviar os sintomas do cansaço emocional incluem: Organizar sua rotina, ter uma alimentação saudável, praticar atividade física, focar no autocuidado, procurar um acompanhamento psicológico.

 

 

CONCLUSÃO

O cansaço emocional é um estado onde a sensação de esgotamento atrapalha atividades do dia a dia e que antes eram desenvolvidas com facilidade pelo indivíduo. Geralmente, esse tipo de cansaço surge como resultado do estresse acumulado, problemas no trabalho, relacionamento e família. 

 

 

Os principais sintomas incluem: dores de cabeça (cefaléia), alterações gastrointestinais e de libido, preocupação excessiva, flutuações de humor, necessidade de isolamento e falta de concentração.

 

 

Se você está enfrentando algum desses sintomas não hesite em buscar ajuda, priorize atividades que te proporcione mais bem-estar e não deixe de buscar um acompanhamento psicológico.  

 

 

Conhece alguém que está passando por um cansaço emocional? Envie esse artigo para alguém que também precisa saber disso!